sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.


Olá!!!

Como já postei algumas vezes(rsrsrs),tenho uma filha linda de 5 anos e estou a espera de um menino,e tendo a oportunidade única de aproveitar melhor minha filhota,nesses dias que estou em casa.

Observando seu dia,comecei a perceber a importância da brincadeira para seu desenvolvimento,ela está no infantil V e aprendeu a ler e escrever pequenas palavras,para o orgulho da mamãe.

Com tanta curiosidade,ela fica boa parte do seu dia,perguntando : "Mamãe como escreve essa palavra...qual é o som desta letra?"E eu sempre tento respondê-la de modo a contribuir com seu desenvolvimento,mas chega uma hora que começa a ficar cansativo e foi aí que decidi ajudá-la a aprender a ler e escrever usando "brincadeiras".

O aprendizado está sendo muito mais significativo e bem menos cansativo(rsrsrs).É uma fase linda e que precisa ser apoiada pelos pais e escola,pois é exatamente agora que nossos filhos aprendem o prazer pela leitura e que bons leitores se formam.

Com o gosto pela leitura,estaremos contribuindo para que nossos filhos,consigam ampliar a comunicação,seus horizontes e como diz a pedagoga Regina Scarpa, "é nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido", conhecer outras épocas e outros lugares - e, com eles, abrir a cabeça.

A leitura é um patrimônio cultural,vamos compartilha-lá com nossos pequenos e ajudá-los em suas descobertas...Amanda,continua com suas perguntinhas,mas também está usando de outros artificios junto com a mamãe : Simbolos,quebra cabeça,caça palavras e lógico a internet...E foi justamente navegando nela que encontrei o texto abaixo...
Espero que gostem...


Texto : Apenas Brincando...

Quando eu estiver a construir um edifício de blocos,por favor não digas que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco sobre equilíbrio e forma. Algum dia eu posso ser um arquitecto.

Quando eu estiver bem vestido, a pôr a mesa, a cuidar do bebé,não tenhas a ideia de que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.

Quando me vires pintado até aos cotovelos, a construir uma moldura, ou a moldar e a dar forma à argila,por favor não me deixes ouvir-te dizer que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a expressar-me e a ser criativo.Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.

Quando me vires sentado numa cadeira a "ler" para uma audiência imaginária,por favor não rias e não penses que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Algum dia eu posso ser um professor.

Quando me vires a apanhar insectos ou a guardar as coisas que encontro no bolso,não os deites fora como se eu "estivesse apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Algum dia eu posso ser um cientista.

Quando me vires a fazer um puzzle,por favor, não penses que estou a desperdiçar tempo "brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Estou a aprender a concentrar-me e a resolver problemas.Algum dia eu posso ser um empresário ou um engenheiro.

Quando me a vires cozinhar ou provar comidas,por favor não penses que estou "só a brincar".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a aprender sobre os sentidos e as diferenças.Algum dia eu posso ser um "chefe" cozinheiro.

Quando me vires a saltar, pular, correr e mover o meu corpo,por favor não digas que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a aprender a conhecer melhor o meu corpo.Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.

Quando me perguntares o que fiz na escola hoje, e eu responder: "eu brinquei". Por favor não me entendas mal.Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a aprender a apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou a preparar-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar


Anita wadley



 

4 comentários:

  1. o brincar é mesmo muito importante, sãoa s experimentações da criança.

    bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. linda da tia!!!
    inteligente e esperta!!
    e meu lucas ainda saiu na postagem rsrsr adorei

    ResponderExcluir
  3. Encantador seu bloguinho...eu adoro tudo que vem de criança...e esses quartinhos são tão fofos que dá vontade de ter um bebê...rsrsrs....ja estou te seguindo...beijinho

    ResponderExcluir

Comenta, vai!!!

E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker