Crianças de 5 - 6 anos e atividades extracurriculares!
Minha filhota Amanda agora com 5 anos,está na aducação infantil e já começamos a procurar uma nova escola para que ela inicie o ensino fundamental.
Neste período e muito importante para nossos pequenos,a participação em atividades fora do ambiente escolar.
Pode ser a realização de uma atividade fisica ou até aprender um novo idioma,tudo contribui para o desenvolvimento de nossos filhos que se encontram em um momento de grande aprendizado.
Minha filha fazia Balé ,porém precisamos parar por um tempo e ficou muito claro pra todos nós,o quanto o exercício faz falta para a criança.
Agora,Amanda está demonstrando interesse em natação,ela adora água e vinha reclamando dos exercícios do balé...rs.Ela acha que na natação,vai ficar tomando banho de piscina.
A prática do exercícios é de extrema importância para a valorização da autoestima,estimular a coordenação motora,ajudar no desenvolvimento intelectual da criança e no controle do peso,minha grande preocupação...
Óbvio que precisamos ter cuidado para não exagerarmos e deixarmos nossos filhos sobrecarregados.Neste momento é importante observar se a criança apresenta irritabilidade,fata de motivação com a atividade física ou até mesmo se a criança adoecer com maior frequência.
Segundo a Dra. Débora dos Santos, psicóloga e especialista em Saúde Mental :
“Nessa faixa etária, a criança ainda permanece no estágio onde não consegue se colocar no lugar do outro. Porém, receber muitas responsabilidades nesta etapa, ajuda a estabelecer esta relação. É um ótimo período para diversificar suas atividades”, diz. “Quanto mais interessada em aprender, maior é a segurança pessoal. A maturidade da criança melhora sua adaptação ao ambiente em que vive”.
Sete passos para introduzir a criança ao esporte,segundo o site Veja.Abril.
1- Converse com o pediatra : O especialista orientará qual é a melhor atividade, além de ajudar a mostrar para a criança que a atividade física é importante.
2-Encontre uma atividade divertida :A criança precisa gostar do que foi proposto para que ela não desista facilmente. Envolver a família também pode ajudar.
3-Perceba se a atividade é adequada : Por exemplo, uma criança de 7 anos não está preparada para fazer musculação. Futebol e natação, contudo, podem ser interessantes.
4-Planeje-se : É importante que a criança tenha tempo para desempenhar a atividade escolhida e que algum adulto possa levá-la ao local. Faltar demais pode desestimular a criança.
5-Pergunte sobre a segurança : Independentemente da idade da criança, é importante saber se o ambiente é seguro e apropriado para o tamanho dela. Além disso, é preciso checar se os profissionais são especializados em orientação infantil.
6-Seja um modelo : Se os pais praticam esportes, é mais fácil incentivar a criança. Funciona do mesmo jeito com alimentação. Não adianta oferecer salada se você não come
7-Não exagere : Se a criança estiver muito cansada ou doente, é natural que não esteja animada para a atividade. Saiba perceber os sinais.
Neste momento devido ao ítem planejamento,não temos como retornar Amanda para sua atividade física.Assim que o bebê nascer e tudo voltar a se organizar,iremos matriculá-la na natação,que é o seu desejo agora.
Também fiz uma promessa que vou entrar no mesmo ritmo,exemplo é tudo.Não é?!
Por enquanto,muito parquinho para gastar toda essa energia linda!!!!
Te amo filhota! |
Beijos
Até a próxima!
Eu apoio a criança ter alguma atividade =) quero que liam se interessepor que faz muiiiita diferença!
ResponderExcluirEu acho super importante canalizar a energia das crianças e pq não com alguma atividade ? eu fiz natação a vida toda praticamente e me fez um bem danado (ps não sou la grande coisa nadando tah kkkkk) mas só o fato de estar lá e tudo ja era muito bom !
ResponderExcluirbeijos em vc e na princesinha !
meme para vc http://maedolucasdavi.blogspot.com.br/2012/11/1-meme-rsrs.html
ResponderExcluirOi tudo bem? vc foi indicada no meu blog a fazer a brincadeira do " MEME", Não é obrigatorio, mais ficaria muito feliz se vc participasse e assim conhecesse um pouco mais de vc, bjos.
ResponderExcluirhttp://pedroantoniog.blogspot.com/2012/11/meme.html
Com certeza a atividade fisica é fundamental...
ResponderExcluirwww.arthurnossorei.blogspot.com.br
Obrigada pela visita lá no blog. Já estou te seguindo.
ResponderExcluirAcho a atividade física importante, adorei essas dicas.
Beijo,
Ju
www.compromissodemae.com